Material didático apresenta as culturas amazônidas de modo lúdico

Compartilhe:

A região amazônica é um espaço com fortes expressões culturais e religiosas, onde diversos povos exploram suas crenças, narrativas e músicas.

É buscando trazer essas temáticas de modo lúdico para todas as idades que será lançado o livro didático Brinquedo Cantado da Amazônia: lendas, música, teatro, dança, figurino e cenografia Volume 1, no dia 27 de junho, às 19h, no auditório da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (Emufpa), localizada na avenida Conselheiro Furtado, em Belém.

A obra é pensada para facilitar o ensino das crenças e lendas nortistas de maneira divertida e artística, desenvolvendo a regionalização enquanto aborda temas como as raças e raízes, o cheiro cheiroso, a manga, o boto, a matinta pereira, a vitória régia, a lenda do açaí, o miriti, e muitos outros que preservam ludicamente as diversas matrizes etnico-culturais presentes na Amazônia.

O maior impacto que acreditamos que o livro terá será levar às escolas públicas um modo de ser e estar na Amazônia. Apresenta um repertório de lendas, causos, músicas, danças com ritmos paraenses, uma possibilidade de figurino para cada canção e ritmo, além de cenários que podem ser construídos pelos professores com materiais de baixo custo. Tudo isso pode ser desenvolvido na escola, não apenas pelos professores de Artes, mas a partir de uma visão interdisciplinar de educação, por todos os que se preocupam com as culturas dos povos amazônicos

Simei Andrade, uma das organizadoras do projeto.

O material didático “Brinquedo Cantado na Amazônia” é uma iniciativa da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (ETDUFPA), sendo o resultado de pesquisas realizadas desde 2011 para torná-lo de fácil entendimento e manuseio, e apresenta um livro e um CD com 16 músicas de interpretação do Quarteto Ellegbara e Gigi Furtado, também disponíveis no Spotify e Deezer.

As escolas públicas e privadas interessadas em adquirir uma cópia do conteúdo podem emitir a solicitação por e-mail para a ETDUFPA (etdufpa@gmail.com) ou à Faculdade de Dança (Fadan) (danca@ufpa.br) para receber o material didático. A obra também está disponível gratuitamente em formato e-book.


Fonte: Assessoria de Comunicação institucional da UFPA

Texto: João Freitas 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.