Concurso de poesias celebra bicentenário da Independência do Brasil

Compartilhe:

A Independência do Brasil vai completar 200 anos no próximo dia 7 de setembro. E para marcar esse Bicentenário histórico, vão ser premiadas as melhores poesias escritas por estudantes de escolas públicas. É o concurso “Brasil 200 anos de independência: Lendo nossa história, escrevendo nosso futuro”.

Podem participar alunos do sexto ao nono ano. Na primeira etapa, será selecionado o melhor poema de cada escola. Depois, começa a disputa entre as escolas, até chegar nas melhores de cada região do país.

Nadja Rodrigues, coordenadora do Programa do Livro do FNDE, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, explica os critérios de avaliação.

“Cada região do país terá um vencedor e um segundo lugar. O primeiro colocado vai receber R$ 10 mil, mais uma viagem para o evento de premiação, que será em novembro, em Brasília. E mais: as poesias vencedoras vão estar na quarta capa de todos os livros do PNLD, o Programa Nacional do Livro e do Material Didático, do ano que vem.”

O segundo colocado de cada região vai receber R$ 5 mil. E as escolas que tiverem alunos premiados vão receber placas de premiação.

E aí, estudante, ficou interessado? Então, comece a se programar. O edital do concurso já está publicado na página na internet do FNDE. As inscrições vão estar abertas entre 1º de agosto e 2 de setembro, e devem ser feitas pelos gestores das escolas.

O poema inscrito deve ser inédito e não pode ter participado de nenhum outro concurso. E as obras não podem ter elementos que descumpram o Princípio da Igualdade, o respeito e a tolerância, nem ter conteúdo de ideologia partidária.


Fonte: Agência Brasil

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.