Deprecated: A função Advanced_Ads_Plugin::user_cap está obsoleta desde a versão 1.47.0! Em vez disso, use \AdvancedAds\Utilities\WordPress::user_cap(). in /var/www/html/amazonamazonia.com.br/web/wp-includes/functions.php on line 5381

Capes publica metodologia do Qualis Referência, depois de sete anos

Compartilhe:

A Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes) publicou nessa sexta-feira (20/1), a documentação com o histórico da construção do modelo do Qualis Referência e o detalhamento da metodologia adotada.

O objetivo é ampliar junto à comunidade acadêmica o conhecimento dos procedimentos adotados na elaboração da classificação dos periódicos usada na avaliação do Quadriênio 2017-2020.

O Qualis é um dos instrumentos utilizados para avaliar a produção intelectual de professores, estudantes e egressos dos cursos de mestrado e doutorado.

Os relatórios dos grupos de trabalho Qualis Periódicos e Qualis Periódicos do Colégio de Humanidades, com critérios para a classificação e homologados em 2020 pelo Conselho Técnico-Científico da Educação (CTC-ES) podem ser acessados na página da Fundação.

CTC-ES é composto por 18 representantes titulares, membros da comunidade acadêmico-científica. São seis para cada um dos três Colégios – Humanidades, Vida e Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar -, e outros 18 suplentes das áreas de avaliação, além do Representante da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) e do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop).

A Capes também preparou uma publicação que explica a metodologia utilizada e a lista das ‘áreas-mãe’ dos periódicos classificados. Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail:  dav@capes.gov.br.

O Qualis é um sistema de classificação que avalia exclusivamente, as publicações informadas na Plataforma Sucupira pelos programas de pós-graduação. A lista preliminar divulgada no final de 2022 foi consolidada a partir das apurações realizadas no âmbito da Avaliação Quadrienal 2017-2020 pelas 49 áreas de avaliação.

O instrumento foi foco de debate com a comunidade acadêmico-científica. Desde 2015, grupos de trabalho discutiram formas de aperfeiçoamento da metodologia usada na classificação dos periódicos. A comissão de acompanhamento do Plano Nacional de Pós-Graduação 2011-2020 publicou relatório em 2018 apontando recomendações.

Após essa etapa, a metodologia foi aprovada pelo CTC-ES e cada área de avaliação detalhou seus critérios específicos. Esses documentos encontram-se à disposição nas páginas das áreas, no site da Capes e na página do Qualis, na Plataforma Sucupira.

A Capes, mais uma vez, reitera seu compromisso com as instituições de ensino superior na análise de todas as solicitações de recursos e ressalta que o diálogo estará presente nos processos de decisão relacionados ao Qualis, garantindo o cumprimento do seu papel na melhoria do sistema de avaliação.


Fontee: CGCOM/Capes

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.