Acadêmicos de quatro turmas do curso de Design, da Faculdade Martha Falcão Wyden, realizaram 25 projetos para sensibilizar a comunidade em geral sobre a importância do combate ao racismo, bem como a valorização e a defesa dos povos originários brasileiros (indígenas), utilizando o design como ferramenta de comunicação e conscientização.
Os projetos tiveram início em setembro deste ano com uma visita técnica dos alunos da FMF à Creche Municipal Maria do Perpétuo Socorro, que fica localizada, no bairro Cidade Nova, Zona Norte da capital, onde ocorreu uma coleta de dados com as demandas encontradas.
Segundo a professora do curso de Design, Diana Melo, da FMF Wyden, a atividade tem como objetivo desenvolver e ampliar o repertório da sobre o combate ao racismo ou a valorização e a defesa e valorização dos povos originários brasileiros (indígenas).
“Buscando alternativas criativas para a instrumentalização e o embasamento de diferentes projetos de design que valorizem diferentes identidades culturais e grupos sociais que sofrem com o preconceito e a desinformação. Foram desenvolvidos projetos de design com foco no combate ao racismo ou na valorização e defesa dos povos originários brasileiros (indígenas), a partir da realização de pesquisas e estudos, utilizando o design como uma ferramenta aplicada às demandas sociais e comportamentais. Além disso, o projeto sai do ambiente acadêmico e é entregue à comunidade.
A creche já possui uma grade curricular pré-estabelecida pelo Estado, o objetivo do projeto de extensão é somar forças e fornecer para as professoras da creche insumos que possibilitem uma melhor didática e aproveitamento do processo de ensino-aprendizagem”, explicou a professora Diana Melo.
De acordo com a professora Diana, os discentes utilizaram a técnica de design thinking para executar os projetos.
“Para o desenvolvimento dos protótipos, os alunos utilizaram metodologias de design, em sua maioria o design thinking. Esta metodologia orienta um desenvolvimento centrado no usuário iniciam com uma imersão no cenário do problema a que se propõem soluciona”, disse a docente.
Disciplinas
Os alunos das disciplinas de Design Sociedade e Cultura, e Teoria e Prática da Cor, da FMF Wyden, promovem um processo interdisciplinar de aprendizagem por projetos, proporcionando um diálogo construtivo e transformador com diferentes setores da sociedade.
A disciplina de Teoria e Prática da Cor visa no projeto a melhoria no processo de ensino e aprendizagem das cores primárias com crianças às crianças de 0 a 3 anos.
A disciplina de Design, Sociedade e Cultura tem como proposta de projeto a elaboração de produtos de design com o objetivo de combater racismo ou defesa e valorização dos povos originários brasileiros.
Os acadêmicos estão em processo de desenvolvimento de cartilhas e livretos, onde o público-alvo são professoras e pais das crianças matriculadas na creche Municipal Maria do Perpetuo Socorro.
Projetos
Dentre os projetos desenvolvidos, destaca-se um jogo de empilhar tradicionalmente comercializado em madeira, onde o desenvolvimento do projeto permeou o ensino das cores, mas também a segurança das crianças exigindo pesquisa sobre materiais resistentes e seguros, além disso, os acadêmicos exploraram o pensamento criativo e as peças dos blocos espumados foram desenvolvidas numa escala maior que o convencional. O jogo melhora a motricidade infantil e a coordenação motora.
Outro jogo é a torre inteligente, um brinquedo feito com placas e pinos de MDF cujo objetivo é o aprendizado de cores, número e estímulo da habilidade motora e equilíbrio.
Os alunos são orientados pelas professoras Daiana Melo, Palloma Rodrigues e Sarah Batista.