O Prêmio Liga Steam 2023 anunciou os 30 finalistas da competição: 10 projetos de Educação Infantil, 10 de Ensino Fundamental e 10 de Ensino Médio de 22 cidades de 11 estados.
Os vencedores de cada categoria serão conhecidos em dezembro.
Os prêmios envolvem laboratório de robótica, brinquedoteca e valores em dinheiro, a serem revertidos em equipamentos e benfeitorias para as escolas.
Ao menos 300 projetos desenvolvidos em escolas públicas do país se inscreveram ao prêmio, o maior movimento de divulgação da abordagem educacional Steam do Brasil.
Os 30 projetos selecionados podem ser conferidos no site da Liga Steam.
A abordagem Steam promove a aprendizagem por meio de metodologias ativas, como o desenvolvimento de projetos para a resolução de situações reais do dia a dia dos alunos.
O prêmio, neste ano, teve como tema “8 bilhões de motivos para mudar o presente. Sua contribuição para o planeta começa em sua comunidade”, os projetos finalistas compõem um conjunto de ideias de estudantes de escolas públicas brasileiras para melhorar o mundo.
O Prêmio Liga Steam está em seu segundo ano de ativação e é uma iniciativa da aliança social formada entre a Fundação ArcelorMittal e a Fundação Branco do Brasil, com apoio técnico da Tríade Educacional e gestão operacional da AVSI Brasil.
Tatiana Nolasco, presidente da Fundação ArcelorMittal, comenta que os trabalhos selecionados contemplam de forma abrangente os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são as metas da ONU para erradicar a pobreza, proteger o meio ambiente e garantir paz e prosperidade às pessoas.
“Além de melhorar a aprendizagem e o conhecimento, a abordagem Steam contribui para uma formação cidadã”, diz ela.
“A qualidade dos projetos melhorou muito, foi difícil escolher”, comemora Lilian Bacich, da Tríade Educacional. “Os alunos se colocaram como protagonistas da solução dos problemas”.
Os projetos também foram mais bem elaborados, o que é resultado do esforço na formação de professores, realizada ao longo de 2023, por meio de lives e programas específicos, que contribuíram para melhorar o entendimento do Steam.
“Esse é o grande legado do projeto”, avalia ela. Um exemplo é a cidade de João Monlevade (MG), onde 398 professores da rede pública municipal de ensino da cidade (o que significa praticamente toda a rede) participaram ativamente do projeto. A cidade tem dois projetos selecionados entre os finalistas.
Estados e cidades finalistas
Os 30 projetos finalistas vêm de 22 municípios de 11 estados brasileiros. Na Educação Infantil, são cinco projetos de São Paulo, quatro de Minas Gerais e um de Santa Catarina.
No Ensino Fundamental os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul entram com dois projetos selecionados cada, enquanto Santa Catarina e Pernambuco com um projeto cada.
Já no Ensino Médio, dois projetos vieram do Ceará, enquanto os estados de Maranhão, Pernambuco, Distrito Federal, Goiânia, Minas Gerais, São Paulo, Pará e Rio Grande do Sul tiveram um projeto selecionado cada.
Dos 30 projetos selecionados, 11 vieram de municípios que receberam a Formação de Redes de Educadores:
- Piracicaba (SP)
- João Monlevade (MG)
- São Francisco do Sul (SC)
- Resende (RJ).
Outros municípios
- Varginha (MG)
- Bacabal (MA)
- Belém (PA)
- Cabo Verde (MG)
- Caldas Novas (GO)
- Campo Bom (RS)
- Guará I (DF)
- Iracema (CE)
- Juazeiro do Norte (CE)
- Jundiaí (SP)
- Portão (RS)
- Recife (PE)
- Rio de Janeiro (RJ)
- Sabará (MG)
- Salgueiro (PE)
- Tiradentes (MG)
- Ubatuba (SP)
- Vitória das Missões (RS).
O Programa de Formação de Educadores Liga Steam visa aprofundar o conhecimento dos profissionais de Educação sobre a abordagem Steam.
Liga Steam
Criada pela Fundação ArcelorMittal, a Liga Steam é uma estratégia para conectar parceiros e somar forças e investimentos na educação brasileira.
Bastante difundida em países como Estados Unidos, China, Austrália e Reino Unido, a abordagem Steam promove conhecimento por meio de metodologias ativas, como o desenvolvimento de projetos para o enfrentamento e resolução de questões sociais, econômicas ou climáticas, vividas no dia a dia pelos alunos em sua comunidade.
A abordagem valoriza a contribuição coletiva em sala de aula e a aplicação de conhecimentos de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (daí o acrônimo em inglês, Steam).