Deprecated: A função Advanced_Ads_Plugin::user_cap está obsoleta desde a versão 1.47.0! Em vez disso, use \AdvancedAds\Utilities\WordPress::user_cap(). in /var/www/html/amazonamazonia.com.br/web/wp-includes/functions.php on line 5381

Servidor da Ufopa lança livro sobre tecnologia e propriedade intelectual

Compartilhe:

Será lançado em Santarém (PA) no dia 6 de dezembro de 2023, às 18h30, o livro A Fonte da Evolução Tecnológica – A Propriedade Intelectual, de autoria do servidor Emerson Fernandes de Souza, administrador lotado na Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges) da Ufopa.

O lançamento ocorrerá no Restaurante Universitário (RU) da Ufopa, na Unidade Tapajós; na ocasião, o autor ministrará minipalestra com o tema Capitalizando Ideias.

O evento é aberto a toda a comunidade acadêmica. Os servidores da Ufopa também estão convidados, mas precisam confirmar sua presença para ter direito ao jantar gratuito servido no RU.

O livro

A obra resulta de dissertação apresentada por Emerson Fernandes de Souza no mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit) da Ufopa.

Em linguagem acessível, sem termos mais técnicos ou de difícil entendimento, o autor trata dos meios de proteção da produção intelectual, incluindo-se as produções oriundas de trabalhos de conclusão de curso (TCC), pesquisas, invenções etc., por meio de uma abordagem sistêmica e sintética do caminho percorrido pela produção do intelecto humano no desenvolvimento de tecnologia e inovação, desde o momento zero até a entrega do produto ao mercado.

O livro apresenta os principais conceitos envolvidos na matéria, as formas de proteção dessa produção, os cuidados que se devem tomar desde a pesquisa básica e os estudos necessários para os procedimentos de busca de anterioridade, ou seja, a pesquisa do estado da técnica de determinada tecnologia.

Segundo o autor, maior compreensão da propriedade intelectual torna o profissional mais brilhante, mais produtivo, mais inovador e capaz de transformar seu conhecimento em produto e, consequentemente, em capital intelectual e proveito econômico, gerando riqueza e desenvolvimento.


Fonte: Comunicação Ufopa

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.