Deprecated: A função Advanced_Ads_Plugin::user_cap está obsoleta desde a versão 1.47.0! Em vez disso, use \AdvancedAds\Utilities\WordPress::user_cap(). in /var/www/html/amazonamazonia.com.br/web/wp-includes/functions.php on line 5381

Ernani Terra destaca o papel social do escritor em palestra no Flim

Compartilhe:

O professor e escritor Ernani Terra destacou que papel social do escritor se define pela imposição da sociedade e pela sua própria consciência social.

Terra foi o palestrante da tarde de hoje (28/11) do segundo dia do Festival de Literatura de Manaus (Flim), com abordagem do tema O papel social do escritor.

O Flim acontece no Teatro Gebes Medeiros (avenida Eduardo Ribeiro, Centro), com programação que vai até amanhã (29/11).

Para Terra, a sociedade precisa do escritor e tem o direito de exigir dele que seja consciente de seu papel social, mas adverte:

“Mas, para que possa exercer seu papel social, é necessário, antes de mais nada, que o escritor tenha uma relativa independência em face às diversas pressões a que está sujeito”.

Ele destaca também que o escritor precisa mostrar que a sociedade é passível de ser mudada e ajudar a mudá-la.

Sempre numa perspectiva humanista, deve exercer o papel de guia, de vigilante e de intérprete da sociedade, deve ainda fomentar o debate, preservar a cultura, mostrar que história nem sempre é aquela que os livros escolares apresentam a seus alunos, permitir ao indivíduo apoderar-se de experiências dos outros que, para ele, só existem potencialmente, incorporar experiências de vida que não tem, mas que pode ter e, com isso, ajudá-lo a ser capaz de conhecer e de transformar a realidade social.

Ernani Terra

Deve o escritor, ainda segundo o palestrante, sobretudo na era digital, não se valer das redes sociais para importunar seu público expondo abertamente sua vida privada, na medida que essa é irrelevante.

“O escritor deve ser apreciado pelo seu papel que deve ser o de produzir uma arte exigente, resistente e intransigente”, resumiu.

Perfil

Ernani Terra exerce o magistério desde 1974.

Leciona nos ensinos fundamental, médio e superior as disciplinas Língua Portuguesa, Literaturas de Língua Portuguesa, Práticas de Leitura e Escrita e Metodologia do Trabalho Científico.

É autor de obras didáticas, paradidáticas e artigos acadêmicos nas áreas de Língua Portuguesa, Literatura e Leitura e Produção de Textos.

É coautor do livro Ensino de língua portuguesa: oralidade, escrita e leitura e autor de Leitura do texto literário e Da leitura literária à produção de textos, autor do Da leitura literária à produção de textos, ambos publicados pela Editora Contexto.

Programação 

Dia 29  

9h- PALESTRA: A LITERATURA INFANTO JUVENIL NO AMAZONAS

Ministrante: Lúcia Bonina

Mediadora: Hercilene Alves

10h – O SERTÃO NO IMAGINÁRIO CONTEMPORÂNEO

Ministrante: Antonio Torres

Mediador Fabrício Magalhães

11h PALESTRA: A LITERATURA AMAZÔNICA E OS DIÁLOGOS COM O ORIENTE

Palestrante: Cacio Ferreira

Mediadora: Auriclea Neves

12h- ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DA MANHÃ

14h – MINHA EXPERIÊNCIA NOS PRÊMIS LITERÁRIO CIDADE DE MANAUS

Convidados: Ricardo Lima, Grace Cordeiro e Evandro Brandão

Mediadora Hercilaine Alves

15h – MESA TEMÁTICA: LIVROS QUE MARCARAM A MINHA VIDA

Convidados: Narina Miranda, Antonio Torres e Ernani Terra

Mediador: Zemaria Pinto

16h30 –BATE-PAPO COM ESCRITORES

Convidados: Marcio Souza, Rita Alencar e Silva, Wilson Nogueira

Mediadora: Neiza Teixeira

18h – MESA DE ENCERRAMENTO

19h-  ENTRE A BIBLIOTECA E A PRAÇA: O SHOW LITEROMUSICAL

ATRAÇÕES: Lucinha Cabral; Rosivaldo Menestrel e os metais de Olinda; Grupo Samba de Quintal; performances poéticas e artísticas diversas

Flim

O Flim é realizado pelo Conselho Municipal de Cultura (Concultura) e pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), ambos da administração da Prefeitura de Manaus.

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.