Deprecated: A função Advanced_Ads_Plugin::user_cap está obsoleta desde a versão 1.47.0! Em vez disso, use \AdvancedAds\Utilities\WordPress::user_cap(). in /var/www/html/amazonamazonia.com.br/web/wp-includes/functions.php on line 5381

Casarão do Centro vai expor obras de Thiago de Mello e Lúcio Costa

Compartilhe:

A exposição dos acervos do poeta Thiago de Mello e do arquiteto Lúcio Costa estão na pauta de prioridades do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), para fevereiro de 2024, em data ainda aberta.

Essa será a primeira atividade do Casarão do Nosso Centro (rua Bernardo Ramos, no Centro, zona Sul), que está em acelerado estado de obras de  reforma, segundo conformou o Implurb.

Thiago de Mello morreu no ano passado, aos 95 anos, em Manaus; Lúcio Flávio Costa (1902-1988) foi quem assinou o projeto da construção de Brasília, juntamente com Oscar Niemayer (1907-2012).

“A ideia é ter obras dos dois expoentes e amigos”, resumiu Isabella de Mello, filha do poeta e diretora do Instituto Thiago de Mello.

Thiago vai expor peças literárias e musicais, fotografias e cartas de amigos que cativou no exterior, principalmente as vinculadas aos seus vinte anos de exílio.

Do arquiteto Lúcio Costa estarão expostas, entre outras obras, as plantas e fotografias das três casas que ele projetou para o poeta, em Barreirinha (AM)

Espaço

O equipamento terá sala e salão de exposição, biblioteca, um café, um quarto Thiago de Mello, sala multiuso, área de administração, elevador e banheiros.

“São detalhes que fazem parte do conjunto da intervenção e precisam estar integrados com o andamento da obra”, explicou o diretor de Planejamento do Implurb, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro.

O imóvel é datado de 1908 e classificado como uma unidade de interesse de preservação de segundo grau, de acordo com decreto 7.176/2004.

A casa chegou a abrigar o depósito da firma Sinfrônio & Cia. Todas as obras têm aprovação do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) Amazonas (processo nº 01490.000103/2022-81).

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.