Deprecated: A função Advanced_Ads_Plugin::user_cap está obsoleta desde a versão 1.47.0! Em vez disso, use \AdvancedAds\Utilities\WordPress::user_cap(). in /var/www/html/amazonamazonia.com.br/web/wp-includes/functions.php on line 5381

Livro Meu Quilombo Bom Jardim revela literatura de quilombolas da Amazônia

Compartilhe:

Publicado pela Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), o livro eletrônico (e-book) “Meu Quilombo Bom Jardim: Contos, poesias e cantigas dos alunos de uma escola quilombola na Amazônia” já está disponível para download gratuito na página de publicações da Procce: https://ufopa.edu.br/procce/documentos/publicacoes/e-books/.

Também estarão disponíveis em breve quatro exemplares impressos nas bibliotecas da Ufopa, sendo dois na Unidade Tapajós e dois na Unidade Rondon.

O livro é uma compilação de poemas, cantigas, músicas, estórias folclóricas e lamentos (canções sobre a memória da escravidão) produzidas por estudantes da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental São Pedro, situada no quilombo do Bom Jardim, em Santarém (PA).

A publicação é resultado do trabalho da professora Maria Herivete Pereira, que, durante 15 anos, atuou como docente da escola e, dessa forma, pôde registrar e compilar cerca de 180 produções artístico-culturais produzidas por alunos quilombolas de diferentes gerações.

“Estas produções contam – e cantam – a ocupação do território local, na região do planalto santareno, narram as crenças religiosas e desenham as mitologias locais, como a Sapa do Curvão (encantada que mora em uma nascente de água doce sagrada no Bom Jardim), bem como indicam estórias vivas sobre a memória sempre incandescente da escravidão, sobretudo sobre a resistência à escravidão”, explica, na apresentação do livro, o antropólogo Alan Augusto Moraes Ribeiro, que é docente da Ufopa e diretor de Cultura e Comunidade da instituição.

Mais informações: www.ufopa.edu.br/procce

E-mails: procce@ufopa.edu.brcultura@ufopa.edu.br


Fonte: Comunicação/Ufopa

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.